De acordo com nota oficial da Abic, Dr. Darcy Roberto Lima era gaúcho de Cruz Alta, médico e escritor. Foi PhD em Medicina pela Universidade de Londres e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde pesquisou os efeitos do café na saúde humana há mais de vinte anos.
As pesquisas focavam o café como alimento funcional, nutracêutico e medicinal. Entre os primeiros estudos liderados por ele estava o Projeto Café e Memória, realizado entre 1986 e 1994 por um grupo de cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
As pesquisas focavam o café como alimento funcional, nutracêutico e medicinal. Entre os primeiros estudos liderados por ele estava o Projeto Café e Memória, realizado entre 1986 e 1994 por um grupo de cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Foi na UFRJ, na década de 1980, que Darcy Lima e o prof. Luis Trugo, falecido 2004, começaram a estudar o café como alimento funcional, nutracêutico e medicinal.
Foram inúmeros os projetos idealizados e levados adiante por Darcy Lima, assim como é imensa a rede de médicos e pesquisadores que com ele trabalharam e que continuarão expandindo esses estudos, a exemplo do projeto Café e Coração, conduzido pelo InCor – Instituto do Coração, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Em parceria com a Abic, Darcy Lima desenvolveu o Programa Café e Saúde, que incluiu a publicação de Cartas Médicas, que eram enviadas periodicamente aos profissionais de todas as áreas e especialidades da saúde, e um programa de televisão veiculado no “Conexão Médica’, que, via satélite, chegava em 2007 a mais de 50 mil médicos de todo o Brasil, incluindo Faculdades e Escolas de Medicina e de áreas afins.
Autor de 101 Razões para Tomar Café
Em abril de 2010 chegava às livrarias de todo o País o resultado de anos de pesquisa do médico Darcy Roberto Lima. Direcionado aos apaixonados por café, o autor transformou seus estudos em conteúdo leve e inédito sobre a bebida e publicou, pela Café Editora, o livro 101 Razões para Tomar Café.
Com textos bem-humorados e informativos, a obra apresentava 101 motivos para quem não deixa este hábito de lado nem por um dia. Darcy contava a cultura do beber café e a presença dele no dia a dia, a história do grão em diversos países, o sabor por ele proporcionado e ainda fazia comparações com outras bebidas; por fim, destacava mais de metade das razões aos benefícios do café para a saúde.
“A coisa mais comum que todo homem gosta de fazer desde que acorda é tomar café, um ritual que repete a vida toda. E para se ter excelente qualidade de vida basta tomar café regularmente”, escreve o autor logo nas primeiras páginas.
Marisa Helena Contreras,
Nenhum comentário:
Postar um comentário