quinta-feira, 3 de setembro de 2015

SOMOS PEÇA CHAVE NA PRODUÇÃO MUNDIAL DE CAFÉ

Quais são os tipos de café?
Existem inúmeras espécies de café cultivadas no mundo, mas no Brasil conhecemos apenas duas: o café Arábica (Coffea Arábica) e Café Robusto (Conillon). Cada espécie, por sua vez, tem um grande número de variedades e linhagens.
O Arábica produz cafés de melhor qualidade, mais finos e requintados. Tem grãos de cor esverdeada, é cultivado em regiões com altitude acima de 800m e é originário do Oriente, de onde resulta seu nome (Etiópia, Yemem).
O robusta é originário da África, tem um trato mais rude e pode ser cultivado ao nível do mar (altitudes mais baixas). Não possui sabores variados e refinados como o arábica, dizendo-se que tem um “sabor típico e único”. Sua acidez é mais baixa e, por ter mais sólidos solúveis, é utilizado intensamente nos cafés solúveis. Seu teor de cafeína é maior do que nos arábicas.
O café colombiano também é o Arábica, mas diferencia-se pela colheita, que é manual, só se colhem os grãos maduros e tem o solo dos Andes, com muito húmus, que propicia sabor especial ao café.


Foto: Fazenda Capoeira Coffe

Marisa Helena Contreras

Nenhum comentário:

Postar um comentário